terça-feira, 22 de novembro de 2016

Dieta para Festas de Fim de Ano







FESTAS DE FIM DE ANO

Época de sair das dietas e de se deliciar com guloseimas que esperamos o ano todo para consumir. Mesa farta e com tantas variedades de pratos, são mesmo um convite irresistível: importante - não ceder às tentações!

Cuidado! Todo excesso será recompensado, na melhor das hipóteses, por indisposição e uma dolorosa ressaca no dia seguinte, além de uma glicemia e colesterol instáveis. Além dos excessos, é necessário observar as combinações dos alimentos e bebidas.

Comidas gordurosas, com grande quantidade de massas, doces e álcool são os principais vilões. Para quem não quer se sentir culpado ou ganhar uns quilinhos extras e desestabilizar a glicemia e colesterol sanguíneo, depois das Ceias, o ideal é consumir alimentos mais leves e com menor quantidade de calorias e usar o bom senso.

A dica é trocar carnes gordas por magras, assadas, cozidas ou grelhadas, nada de frituras e empanados. Trocar, por exemplo, o creme de leite, por iogurte desnatado; utilizar com moderação, sementes oleaginosas (castanhas, nozes, pistache, macadâmia, avelã, amendoim - torrado e sem sal, pois são extremamente calóricos, mas se consumidos  com moderação, muito saudáveis! O ideal é não ultrapassar mais de 4 unidades/dia das sementes grandes e do amendoim = 1 xícara de café/dia.

As fibras, presentes em frutas, hortaliças, linhaça, chia, etc..., são o coringa em nossa alimentação para manter glicemia, colesterol e peso estáveis, mas sempre deverão ser consumidas antes das refeições: 1 prato raso, regado com azeite extra-virgem até a,8% de acidez, vinagre sem álcool e temperos naturais (cheiro-verde, cebolinha, cebola, alho, manjerona, manjericão, etc...).

CEIA IDEAL

Quem quer estar inteiro no dia seguinte deve planejar o que consumir. Excessos e combinações inadequadas de alimentos e bebidas podem mesmo tirar o sono de quem não tem limites. O bom senso começa na escolha do cardápio para as Ceias. Como vivemos em um país tropical e as festas de fim de ano ocorrem em pleno verão, os pratos devem ser elaborados `a base de produtos leves e de fácil digestão. É recomendado, apenas uma entrada, um único tipo de carne e massa, além das saladas (comentado acima). Verão combina com carnes brancas (peixes, aves), frutas, verduras e legumes frescos.

O famoso "tira-gosto" não deve ser esquecido, mas devemos preferir legumes cozidos, queijos brancos e magros (Minas, Ricota, Mussarela de Búfala, Mussarela Light, Cottage) e patês lights. Para as sobremesas, o ideal, são as frutas frescas, menos calóricas e com muito mais nutrientes.

DICAS DE SOBREVIVÊNCIA

Os alimentos gordurosos, prejudicam a digestão e qualquer abuso é passaporte garantido para o mal-estar; eles são um perigo para quem não quer ganhar peso e comprometer o colesterol. Se não puderem ser evitados, ingerí-los com fibras (salada, por ex., elas reduzem a absorção de gorduras e carboidratos), e com moderação. para pessoas que lutam para manter seu colesterol em níveis adequados, evitar carnes gordas e molhos à base de creme de leite e maionese (trocar por iogurte desnatado).

A restrição aos doces é feita para pessoas que não querem ganhar peso ou diabéticos. Entretanto, nestes dois casos, também deve haver controle da quantidade de proteínas (leite e derivados, carnes e leguminosas) ingeridas. Utilizar doces zero açucar, mas com moderação também.

Outro segredo para resistir às tentações das ceias é não ficar de estômago vazio durante muito tempo para compensar na hora das festas. Durante o dia, faça refeições leves, assim, não sentiremos tanta fome e corremos o risco, se assim for, de consumirmos uma grande quantidade de alimentos e desregular, glicemia, peso e colesterol.




CUIDADO COM O ÁLCCOL

A mesma cautela dispensada aos alimentos deverá ser dispensada às bebidas alcoólicas, além de também contribuir para o ganho de peso (1 ml de álcool=7 kcal). O excesso de bebidas ou uma combinação exgerada e equivocada delas, poderá deixar o organismo debilitado e com uma enorme ressaca. O melhor é não abusar das mesmas e ingerí-las sempre com a mesma quantidade de água: beberico a bebida alcoólica e beberico a água, auxilia a conseguirmos ingerir uma menor quantidade de álcool e hidratamos nosso organismo, o que permite que o álcool, que é tóxico, seja eliminado mais rapidamente de nosso organismo.

Não devemos misturar as bebidas para não corrermos o risco de afetar drasticamente o órgão (fígado) que metaboliza esta substância, e nada de "rebater" no dia seguinte, pois o fígado ficará ainda mais fragilizado, o que trará uma ressaca muito maior e nociva.

Também não devemos ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio, para não afetar o mesmo e causar uma gastrite alcoólica, com dores estomacais e indisposição.


Portanto, o grande segredo para festas de fim de ano, são a moderação e o equilíbrio, não misturando mais de um tipo de carboidrato e não exagerando nas quantidades, além de mastigarmos adequadamente, sem pressa e também não repetirmos os pratos.

Desta forma, podemos garantir uma qualidade alimentar positiva que nos levará a um aproveitamento gratificante das festas e companhias que tivermos conosco.







Nenhum comentário:

Postar um comentário