TRIBULUS TERRESTRIS
O QUE É TRIBULUS TERRESTRIS?
Tribulus terrestris é um fitoterápico proveniente de uma erva daninha encontrada em diversas partes do mundo, principalmente no Mediterrâneo. É utilizado para diversas finalidades, sendo o ganho de massa magra e o estimulo sexual as principais. Dentre suas substâncias ativas, destacam-se as saponinas, os alcaloides e os flavonoides (encontrados também em chás, como o preto e o mate, café, frutas vermelhas e arroxeadas, maçã, alho, soja, entre outros). Apesar de não saberem qual destes seria o composto ativo pela sua ação, especula-se que as saponinas sejam as responsáveis.
QUAL A RELAÇÃO DA TRIBULUS TERRESTRIS E A MULHER?
Por ajudar na redução dos sintomas da menopausa, a tribulus terrestris é uma forte aliada da mulher. Sem contar que a erva tem forte ação analgésica e pode auxiliar no alívio de dores, inclusive aquelas incômodas dores de cólicas menstruais.
QUAL A RELAÇÃO DE TRIBULUS TERRESTRIS E A TESTOSTERONA?
A testosterona é um hormônio que tem efeitos anabólicos no organismo e é encontrado em grande escala nos homens e em menor quantidade nas mulheres. O aumento da testosterona no sangue promove o ganho de massa muscular. Além disso, a testosterona é responsável pelo desejo sexual.
Supostamente, o tribulus terrestris é capaz de aumentar as concentrações de testosterona, atuando como um adaptógeno. Ou seja, a planta seria capaz de regular a produção de testosterona, aumentando naturalmente a sua produção e liberação quando esse hormônio encontra-se abaixo do esperado, funcionando dentro dos limites naturais do corpo. Um dos mecanismos de ação propostos é de que uma substância encontrada no tribulus, conhecida como protodioscina, aumenta os níveis de dehidroepiandrosterona (DHEA), um hormônio esteroide, precursor da testosterona.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TRIBULUS TERRESTRIS?
O tribulus terrestris pode aumentar o desempenho esportivo e aumentar a massa muscular. Também se especula sua ação afrodisíaca, ou seja, um estimulante sexual, podendo atuar até mesmo contra a disfunção sexual, principalmente em mulheres pós-menopausa. E, ainda, há alguns estudos mostrando seu efeito na prevenção e tratamento da diabete.
No entanto, nenhum desses efeitos é comprovado cientificamente. Já foram realizadas diversas pesquisas cientificas com tribulus terrestris e os resultados ainda são bastante contraditórios. Alguns estudos isolados até apontam efeitos adversos como toxicidade e ginecomastia (aumento da glândula mamária no sexo masculino). Portanto, ainda não é considerada uma substância segura para uso.
TRIBULUS TERRESTRIS ENGORDA?
Por aumentar a massa muscular e o nível de hormônios de testosterona no organismo, muitos acreditam que essa erva pode ajudar a engordar. Mas o que ocorre é o contrário, pode inclusive ajudar na definição corporal, trocando massa gorda por massa magra. Sem contar que a tribulus terrestris pode contribuir para a redução do “inchaço”. Isso porque a erva possui ação diurética, que ajuda a diminuir e reter líquidos do corpo (pessoas que possuem problemas renais não é aconselhável o uso desta planta).
TRIBULUS TERRESTRIS COMO TOMAR
A dosagem de mercado varia de 250mg a 1500mg de acordo com a posologia de cada fabricante. Porém, há poucos estudos de suplementação isolada de tribulus que avaliem de maneira clara sua indicação e a recomendação diária.
TRIBULUS TERRESTRIS EFEITOS COLATERAIS
Algumas pesquisas isoladas sobre o tribulus terrestres apontam que a planta pode provocar toxicidade e ginecomastia (crescimento de mamas em homens). Pela falta de comprovações científicas que estabelecem as suas doses seguras e efeitos colaterais, é preciso consumir a tribulus terrestris com cautela. E sempre procurar a recomendação de um nutricionista ou médico.
Sempre que for utilizar, verificar se existe a aprovação da ANVISA e do Ministério da Saúde, através de selos que comprovem a avaliação de ambos os orgãos, estipulados no rótulo do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário