terça-feira, 31 de maio de 2016

Vinho e Saúde




Consumo da bebida milenar está associado ao bem estar, e longevidade.
Presente na história da humanidade desde seus primórdios, o vinho, além de bebida tradicional, elixir dos deuses e excelente afrodisíaco, é ótimo para a saúde. Se ingerido moderadamente, traz benefícios ao organismo humano, através do seu efeito antioxidante, agindo beneficamente sobre as paredes das artérias.
"Consumido de maneira moderada, o vinho produz resultados benéficos absolutamente incontestáveis sobre a saúde humana" dizem comprovados estudos científicos.
O consumo de vinho é associado ao bem-viver, além de ser uma bebida que harmoniza bem com qualquer tipo de alimento.
Sob o aspecto médico, o grande diferencial do vinho, está ligado à moderação do consumo, pois o teor alcoólico da bebida é menor do que

o presente em destilados. "Trata-se de uma bebida raramente associada ao alcoolismo".
Como o consumo do vinho por si só já é responsável pela elevação das lipoproteínas de alta densidade (HDL) no sangue, o que na linguagem popular significa o "bom colesterol", além de diminuir a agregação das plaquetas, associados aos dois efeitos do produto o resultado será sempre benéfico à proteção do aparelho cardiovascular. "Está provado que ao ser consumido moderadamente, o vinho diminui os riscos de doenças coronarianas (infartos), além de prevenir a ação de tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais isquêmicos".
Da uva associada ao álcool decorrente da fermentação do mosto, tem-se então o sagrado vinho, cujas propriedades medicinais hoje são consideradas inclusive por cardiologistas, que têm recomendado a bebida com freqüência, principalmente para as pessoas com idade acima da faixa etária de 30 anos quando, segundo contata-se, aumenta o risco de acidentes cardiovasculares. A uva contribui com substâncias de efeito antioxidante, comprovadamente favoráveis à saúde humana.
O vinho possui dois íons (silício e cromo), que também têm ação benéfica na limpeza das paredes das artérias. Como estas duas substâncias permanecem na corrente sangüínea apenas por 24 horas, para que elas possam ter efeito protetor é necessário consumir vinho diariamente. "Aí reside o segredo da bebida" se consumirmos o equivalente a duas, três taças por dia. No caso dos idosos, por exemplo, além da melhora de qualidade de vida, o vinho também proporciona melhores digestão e sono, além de bom humor.
Não bastassem as propriedades já ressaltadas, o vinho também está associado à longevidade, sendo mais recomendado para tanto o vinho tinto.


Os efeitos do vinho na saúde humana
Recentes estudos internacionais destacam que consumidores moderados de vinho podem durar mais do que os abstêmios. O vinho é a mais saudável e higiênica das bebidas, já proclamava o cientista Louis Pasteur, há mais de cem anos atrás. O consumo moderado de vinho traz uma longevidade extra.
Teorias associam o vinho, com a redução do risco de doenças do coração
As doenças do coração lideram a causa de morte em muitos países do ocidente. Um considerável número de estudos concluiu que os bebedores de vinho tiveram diminuídos os riscos em relação aos abstêmios. Sabe-se que o álcool desencadeia metabolismos que inibem a coagulação do sangue e, além dele, também outros componentes trazem os seguintes benefícios:
Antioxidantes - Foram encontrados compostos fenólicos no vinho que possuem fortes propriedades antioxidantes que podem ajudar a prevenir o fechamento das artérias e perigosas coagulações internas do sangue.
Digestão - O consumo habitual de vinho nas refeições faz com que o álcool e os compostos fenólicos do mesmo contenham efeitos adversos das comidas gordurosas.
Os limites
Para se aproveitar as numerosas virtudes do vinho, não há dúvida de que é necessário não passar dos limites diários, geralmente admitidos pelos especialistas na matéria e confirmados por trabalhos de laboratório.
Estudos já expostos em congressos sobre alcoolismo têm considerado que para pessoas adultas, em bom estado de saúde e cuja alimentação diária é equilibrada e preenche as necessidades mínimas do organismo, este pode normalmente oxidar o máximo de um litro de vinho para um homem e três quartos de litro para uma mulher. Acima de estes limites, ou se uma das condições não é obedecida, o álcool se oxida mediante processos tóxicos que se tornam nocivos.
Quando esta dose diária não é ultrapassada e se tem a precaução de reparti-la entre as duas principais refeições, o vinho pode então desempenhar seu papel de alimento tônico e benéfico.



O vinho e a alimentação
A riqueza dos elementos que o integram fazem dele, na realidade, um verdadeiro alimento líquido de incomparáveis virtudes, e, analisando os seus componentes com os métodos analíticos modernos, compreendemos mais facilmente o valor de alimento simbólico e sagrado que o homem sempre deu ao vinho. E não só o homem, mas também o Filho de Deus, cujo primeiro milagre foi com o vinho das bodas de Canaã.
A água, calorias, vitaminas e os sais minerais são um complemento alimentício muito importante como podemos ver ao analisar a tabela a seguir. É uma bebida equilibrada, se a compararmos com outras bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas, que são praticamente só calorias e álcool puro.
Pesquisas provam que o Vinho, tomado nas refeições, protege o coração de problemas cardíacos. Segundo pesquisadores existe na casca da uva uma substância denominada Resveratrol, encontrada em maior quantidade no vinho tinto, que tem o efeito de diminuir as taxas de LDL, o "mau colesterol”, que se deposita nos vasos sanguíneos. Outros cientistas concluíram que o resveratrol também aumenta o nível de HDL, o colesterol "bom". Este se liga às partículas de gordura, levando-as para fora do vaso.
Flavonóides presentes no vinho tinto, tem poder antioxidante até maior que a Vitamina E, e por isso, protegem o coração dos efeitos das gorduras.
Veja-se a tabela de nutrientes na página seguinte:
Tabela de Nutrientes
(1) Quantidades diárias recomendáveis para um homem de porte físico médio
(2) Limite em que o álcool é considerado totalmente inócuo a um homem de porte físico médio.
CUIDE DO SEU CORAÇÃO, BEBA VINHO
Saúde! A clássica saudação que acompanha um brinde pode ser a mais pura expressão da verdade, a ciência já comprovou que o consumo de um a dois copos diários de vinho, em especial o tinto, na hora das refeições deixa o coração literalmente mais leve. Alguns povos, como os franceses, tradicionais apreciadores da bebida, consomem em média 65 litros anuais per capita. Isso explica, talvez, porque os franceses, conhecidos mundialmente por sua culinária rica em manteiga, molhos cremosos e queijos gordos, além de fumantes inveterados e nem um pouco chegados a algum tipo de atividade física, consigam ter um índice tão baixo de mortalidade devido a enfartes e derrames, e uma longevidade 8 anos maior que os Americanos, que tomam somente 12 litros per capita ano.
E o consumo brasileiro mal chega a 1,5 litros anuais por pessoa, para uma produção estimada em 260 milhões de litros, segundo dados da UVIBRA - União Brasileira de Vitivinicultura.
Entre os mais de 200 componentes do vinho, existem substâncias químicas conhecidas como flavonóides, encontrados em vegetais como a cebola e a maçã, comprovadamente com propriedades antioxidantes, ou seja, que protegem as células do organismo da ação dos radicais livres, causadores de doenças do envelhecimento. Nas uvas, esses Flavonóides podem ser encontrados nos pigmentos que dão cor à casca.
Os Flavonóides, como Luteonina e Quercitina, presentes no vinho tinto, tem poder antioxidante até maior que a Vitamina E, e por isso, protegem o coração dos efeitos das gorduras.
O melhor é brindar à sua saúde saboreando apenas dois copos ao dia.
O "paradoxo francês" da medicina, que faz cientistas questionarem como esta população pode ter menos cânceres e doenças cardiovasculares apesar da dieta rica em gorduras, pode ser explicado por uma substância química presente no vinho tinto, que os franceses consomem em boas quantidades, segundo um estudo da revista Câncer Research.
A substância chamada trans-Resveratrol ou Res, é conhecida por suas "propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas" e controla as atividades de uma proteína, que é capaz de ativar ou desativar certos genes no interior de um núcleo celular, frisa uma das principais autoras do estudo, a doutora Minnie Holmes-McNary, da Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill.
Os pesquisadores, que trabalharam com células de cultivo humano e de ratos, observaram que o Res modula a atividade da NF-kappa B, uma proteína que une o DNA ao interior do núcleo celular e genes ativos ou inativos.
Supostamente, o Res ajuda a desativar um mecanismo de proteção natural que resguarda as células cancerígenas de serem aniquiladas.
"Quando o Res estava ausente do cultivo in vitro, as células cancerosas sobreviveram, mas quando estava presente (...), conseguimos provocar a morte dessas células" desencadeando a ação de um gene, escreveu Holmes-McNary.
"Esta experiência é muito interessante porque explica como uma dieta alimentícia atua ao nível das moléculas", frisa a pesquisadora.
Os especialistas frisaram que o Res atua igualmente sobre um processo genético envolvido na inflamação e ou no desenvolvimento da arteriosclerose ou bloqueio dos vasos sanguíneos, e que portanto, suas pesquisas podem ter aplicações em doenças cardiovasculares.

AS VIRTUDES TERAPÊUTICAS DO VINHO
É muito importante salientar que as virtudes terapêuticas do vinho só ocorrem se:
- bebido com moderação
- regularmente e
- durante as refeições
O grande responsável pelos efeitos benéficos do vinho à saúde são os polifenóis, isso porque eles têm:
- um potente efeito antioxidante e
- uma ação antibiótica (eles matam um grande número de bactérias e inibem o crescimento de vários vírus, entre os quais o do herpes e da poliomielite).
Os franceses apesar de comerem muitas gorduras, fumarem mais que em outros países industrializados e terem menos atividade física, tem menos doenças do coração e morrem menos por isso. E a explicação foi de que os franceses tomam mais vinho sempre durante as refeições.
As pessoas que bebem vinho moderadamente, durante as refeições e regularmente, tem 20% menos de chance de ter câncer de qualquer tipo. E as que têm câncer e bebem vinho da mesma maneira, tem sobrevida maior. E os pacientes que tem câncer e fazem tratamento com quimioterapia e radioterapia e bebem vinho regularmente, moderadamente, nas refeições, toleram bem mais este tratamento.
O vinho melhora a consistência, elasticidade, hidratação e microcirculação da pele. O efeito da ação dos polifenóis do vinho na recuperação da pele é impressionante. As mulheres podem ter essa benção no tratamento das rugas. Impressiona, talvez, porque seja o lugar onde se pode enxergar o seu efeito.
As pessoas que envelhecem tomando vinho regularmente, moderadamente e durante as refeições, envelhecem com melhor qualidade de vida, tem:
- melhor comunicação;
- melhor nível de atenção;
- menos agitação,
- menos incontinências e
- QI mais elevado
As mulheres que tomam de 2 a 3 taças de vinho ao dia, regularmente, ganham massa óssea e tem menos osteoporose.
Na fase inicial, o vinho inibe em até 80% o crescimento do HIV. Os pacientes com AIDS e que estão fazendo o tratamento com o coquetel antiviral e bebem vinho moderadamente, regularmente, durante as refeições, tem um maior período de latência (período em que ficam com o vírus sem manifestar a doença).
As pessoas que tomam vinho durante as refeições tem melhor digestão.
O vinho tem uma ação antiinflamatória bem definida.
Os polofenóis do vinho inibem, são uma real barreira às manifestações alérgicas.
Os polifenóis tem ação preventiva e curativa na placa e cárie dentária. No Japão já existem várias patentes de creme dental à base de polifenóis do vinho.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sorvete pode ser consumido no inverno?

O Sorvete como Alimento:

O Brasil é um dos países que menos consumem sorvete no mundo, sendo consumidos apenas 4,7 litros por ano. Isso ocorre justamente pelo fato da população interpretar que o sorvete é um alimento que deve ser consumido apenas no verão. Em países da Europa, onde a temperatura é muito menor que a do nosso país, o consumo se mantém elevado o ano todo. A Suíça tem uma média de consumo anual de 14,4 litros por ano, pois a população interpreta o sorvete como alimento (e não apenas como sobremesa). Na imagem abaixo vemos um exemplo claro dos números apresentados:
Exemplo de Consumo de Sorvete em Países Europeus que Nevam

O Sorvete Pode ser Consumido No Inverno?

sorvete de massa é um ALIMENTO composto de proteínas, vitaminas (A, D, E, K) e hidrossolúveis (vitaminas do complexo B), além de minerais, como o cálcio, que é essencial durante a fase de crescimento de crianças e para a manutenção da saúde óssea de adultos e de idosos.
Assim, podemos afirmar que o sorvete é um alimento nutritivo que pode ser consumido em qualquer época do ano, pois o consumo do sorvete no inverno não interfere no sistema imunológico do ser humano, causando gripes ou dores de garganta, por exemplo.
Novas pesquisas apontam que o sorvete é um alimento útil no combate de problemas como cólicas, anemia, dores crônicas, impotência e muitos outros. Trata-se de um alimento com inúmeras substâncias que auxiliam no sistema circulatório e imunológico, proporcionando o reforço dos anticorpos.

Alguns Mitos Sobre o Sorvete:

O sorvete Causa GRIPE ou DOR DE GARGANTA?

Existem diversos estudos científicos que não conseguiram associar a gripe ou a dor de garanta ao fato do indivíduo consumir (ou não) sorvete ou açaí e, dessa forma, não podemos afirmar que este alimento é causador dessas doenças.
O que causa gripe ou dor de garganta é o fato do ser humano entrar em contato com a bactéria que é responsável por infectá-lo e não seus hábitos de, por exemplo, tomar água gelada!

O Sorvete NÃO é Saudável?

O sorvete possui, em sua composição, nutrientes importantes para nosso organismo. Os bons sorvetes possuem 70% de leite na sua composição e são ótimas fontes de cálcio, além dos sorvetes ou picolés de frutas 100% naturais. Além disso, se você possui uma alimentação saudável, não existe problema nenhum em tomar sorvete!

Sorvetes são mais Calóricos que DOCES e CHOCOLATE?

NÃO necessariamente. Se considerarmos 2 bolas de sorvete de chocolate ou de sorvete napolitano (com 60g cada), elas possuem a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite. Além disso, 3 bolas de sorvete light de frutas possui a mesma quantidade de calorias que uma barra de cereal!

Qual a Recomendação para uma Criança?

Sorvete é Saudável, nutritivo e pode ser consumido o ano todo!Se a criança possui mais de 1 ano de idade, ela pode ser idêntica ao restante da família. O sorvete é um ingrediente desenvolvido com ingredientes como leite e frutas e, assim, pode ser consumido por crianças.

Sorvete pode ser consumido por quem Opera os Dentes ou Amídalas?

Sim, pois por ser gelado, o sorvete evita hemorragias no local, além de servir de alimento durante o período em que o paciente não consegue comer nenhum outro tipo de alimento sólido.

Quais Sorvetes Podem ser Consumidos por quem tem Tolerância à LACTOSE?

Todos os sorvetes que não levam LEITE em sua composição, ou seja, os sorvetes que sejam a base de água ou leite de soja ou de arroz.

Conclusão sobre o Consumo do Sorvete:

O Sorvete portanto, desde que seguida as orientações nutricionais adequadas de fabricação, será considerado um  ALIMENTO! Entenda que os benefícios do sorvete não mudam em virtude da temperatura ou do ambiente. mas não esquçamos que o excesso no consumo do mesmo, pode nos gerar excesso de peso, pois o mesmo, consumido a mais do que necessitamos, poderá ser bastante calórico. Consumido na quantidade de: 60 g - 01 bola - , poderá até auxiliar na queima calórica. pois o organismo terá que aquecê-lo à temperatura corporal, o que permite aumento do metabolismo e degradação calórica.

    Tabela de calorias nos alimentos - Categoria: Sorvetes

    ProdutoQuantidadeCalorias
    Ao leite coco KibonUnidade94
    Ao leite morango KibonUnidade123
    Ao leite napolitano KibonUnidade120
    Ao leite papaia c/ cassis KibonUnidade106
    Banana Split1 taça843
    Barra prestígio YopaUnidade175
    Barra smash YopaUnidade183
    Brigadeiro YopaUnidade189
    Cestinha de morango, manga e pistache3 bolas611
    Chicabon KibonUnidade109
    Chocolamour1 taça674
    Colegial1 taça482
    Copa Dupla KibonUnidade206
    Coupe Gourmande chocolate c/ marshmellow Yopa1 bola (40g)82
    Coupe Gourmande crocante Yopa1 bola (40g)82
    Coupe Gourmande crocante Yopa1 bola (40g)78
    Coupe Gourmande iogurte c/ morango Yopa1 bola (40g)58
    Coupe Gourmande limão e morango Yopa1 bola (40g)58
    Coupe Gourmande pêssego Yopa1 bola (40g)74
    Coupe Gourmande pistache Yopa1 bola (40g)90
    Coupe Gourmande rum c/ passas e calda chocolate Yopa1 bola (40g)79
    D+doce de leite KibonUnidade201
    D+morango KibonUnidade208
    Frozen Yogurt c/ calda quente de chocolate1 taça250
    Frozen Yogurt Diet1 taça67
    Frutilly chocolate KibonUnidade194
    Frutilly frutas vermelhas KibonUnidade121
    Frutilly groselha KibonUnidade60
    Frutilly maracujá KibonUnidade61
    Frutilly morango KibonUnidade113
    Kibonbon Alfajor KibonUnidade187
    Kibonbon brigadeiro KibonUnidade194
    Kibonbon doce de leite KibonUnidade238
    Kibonbon Eskibon KibonUnidade169
    Kibonbon Tablito KibonUnidade265
    Kibonbon Toblerone KibonUnidade163
    Milkshake de baunilha1 copo (300ml)330
    Milkshake de baunilha McDonald'sUnidade290
    Milkshake de chocolate1 copo (300ml)380
    Milkshake de chocolate McDonald'sUnidade320
    Milkshake de morango McDonald'sUnidade320
    Milky Diet Line de chocolate1 bola (40g)46
    Milky Diet Line de coco1 bola (40g)48
    Milky Diet Line de creme1 bola (40g)38
    Milky Diet Line de morango1 bola (40g)48
    Milky Diet Line de morango1 bola (40g)48
    Nata diet c/ morango1 taça320
    Peach Melba1 taça601
    Picolé cremoso brigadeiro YopaUnidade189
    Picolé cremoso chocolate YopaUnidade115
    Picolé cremoso Chokito YopaUnidade175
    Picolé cremoso coco YopaUnidade97
    Picolé cremoso Galak YopaUnidade152
    Picolé cremoso Leite Moça YopaUnidade129
    Picolé cremoso Mega amêndoas YopaUnidade307
    Picolé cremoso Mega branco YopaUnidade271
    Picolé cremoso Mega YopaUnidade274
    Picolé Fruttare damasco KibonUnidade75
    Picolé Fruttare goiaba KibonUnidade70
    Picolé Fruttare jabuticaba KibonUnidade55
    Picolé Fruttare kiwi KibonUnidade73
    Picolé Fruttare limão KibonUnidade58
    Picolé Fruttare manga KibonUnidade70
    Picolé Fruttare maracujá KibonUnidade66
    Picolé Fruttare morango KibonUnidade66
    Picolé Fruttare tangerina KibonUnidade57
    Picolé Fruttare uva KibonUnidade66
    Picolé infantil Dedito YopaUnidade87
    Picolé infantil Gira-Gira YopaUnidade58
    Picolé infantil Kid Banana YopaUnidade158
    Picolé infantil Trululu YopaUnidade138
    Picolé infantil Uni Duni Te YopaUnidade35
    Picolé infantil Zoing baunilha c/ calda de framboesa YopaUnidade130
    Picolé La Frutta amora YopaUnidade54
    Picolé La Frutta limão YopaUnidade69
    Picolé La Frutta manga YopaUnidade71
    Picolé La Frutta morango YopaUnidade70
    Picolé La Frutta uva YopaUnidade70
    Picolé Milka ao leite KibonUnidade219
    Picolé Milka branco KibonUnidade208
    Picolé Milka Max avelã KibonUnidade293
    Picolé Milka Max baunilha KibonUnidade296
    Sem Parar chocolate e creme YopaUnidade248
    Sem Parar limão e baunilha YopaUnidade245
    Sem Parar morango e baunilhaUnidade235
    Sem Parar pêssego e baunilha YopaUnidade234
    Sorvete de massa Yopa abacaxi1 bola (40g)76
    Sorvete de massa Yopa brigadeiro1 bola (40g)77
    Sorvete de massa Yopa chocolate1 bola (40g)75
    Sorvete de massa Yopa chocolate, creme e morango1 bola (40g)75
    Sorvete de massa Yopa coco1 bola (40g)75
    Sorvete de massa Yopa creme1 bola (40g)77
    Sorvete de massa Yopa crocante1 bola (40g)82
    Sorvete de massa Yopa flocos1 bola (40g)82
    Sorvete de massa Yopa Galak1 bola (40g)85
    Sorvete de massa Yopa limão1 bola (40g)62
    Sorvete de massa Yopa manga1 bola (40g)57
    Sorvete de massa Yopa morango1 bola (40g)72
    Sorvete de massa Yopa pêssego1 bola (40g)74
    Sorvete de massa Yopa rum c/ passas1 bola (40g)73
    Sorvete de morango Yopa1 bola (40g)72
    Sorvete Diet flocos KibonUnidade128
    Sorvete Diet morango KibonUnidade100
    Sorvete Dietético Línea morango1 bola (40g)32
    Sorvete tipo napolitano Diet form Kibon1 bola (40g)53
    Sholt KibonUnidade102
    Squizz laranja e limão YopaUnidade121
    Squizz maracujá YopaUnidade130
    Sundae1 taça616
    Sundae caramelo McDonald'sUnidade270
    Sundae chocolate KibonUnidade210
    Sundae morango McDonald'sUnidade210
    Troppo rum c/ passas YopaUnidade218
    Troppo crocante YopaUnidade218
    Troppo chocolate c/ chocolate branco YopaUnidade209