quinta-feira, 5 de maio de 2016

Anemia por deficiência de ácido fólico (vitamina B9)

Diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue decorrente da deficiência de folato (ácido fólico).
Causas, incidência e fatores de risco
O folato ou ácido fólico é necessário para a formação e proliferação dos glóbulos vermelhos. As fontes dietéticas de folato incluem vegetais de folhas verdes e fígado e, como as reservas corporais são pequenas, é necessária a suplementação contínua. Alguns medicamentos, como a fenitoína, podem interferir na absorção do folato.
Na anemia por deficiência de ácido fólico, os glóbulos vermelhos estão anormalmente aumentados de tamanho; no sangue são chamados de megalocitos, na medula óssea megaloblastos e, consequentemente, o quadro anémico é conhecido como anemia megaloblástica.
As causas deste tipo de anemia incluem as dietas pobres em ácido fólico como no alcoolismo crónico, as síndromes de má absorção (doença celíaca e espru) e o uso de certos medicamentos. Pode haver também deficiência por aumento das necessidades, como ocorre no terceiro trimestre da gestação. Os fatores de risco são: dietas pobres (observado em pessoas de baixos rendimentos, idosos e pessoas que não consomem frutas frescas ou vegetais), consumo de alimentos hipercozidos, alcoolismo, história de síndrome de má absorção e gestação. A incidência é de 4 em 100 mil pessoas.
Sintomas:
  • cansaço
  • dor de cabeça
  • boca e língua dolorosas
  • palor (palidez) ou icterícia
Sinais e exames:
  • teste de folato
  • diminuição da quantidade de folato nos glóbulos vermelhos
  • hemograma completo
  • aspiração da medula óssea
Tratamento:
O objetivo do tratamento é tratar a causa subjacente da anemia que pode surgir por problemas dietéticos ou síndrome de má absorção.
A suplementação oral ou parenteral de ácido fólico pode ser feita por curtos períodos (até que a anemia tenha sido corrigida) ou por toda a vida, nos casos de deficiência de absorção intestinal.
O tratamento dietético consiste no aumento da ingestão de alimentos fontes de ácido fólico (ver tabela abaixo).
Expectativas (prognóstico):
A anemia geralmente responde bem ao tratamento, e as anormalidades são corrigidas em aproximadamente 2 meses.
Complicações:
Os sintomas de anemia podem causar desconforto. Em gestantes, a deficiência de folato está associada a defeitos do tubo neural (como a espinha bífida) no bebé.
Solicitação de assistência médica e farmacêutica:
Solicite assistência médica se apresentar sintomas indicativos de anemia ou de deficiência de folato.
Prevenção:
A adequação dietética nas pessoas de alto risco e a suplementação de ácido fólico durante a gestação podem ajudar a prevenir o aparecimento da anemia.
Alimentos fontes de ácido fólico:


Tabela de alimentos ricos em ácido fólico:
AlimentosPesoQuantidade de ácido fólicoEnergia
Fígado de galinha cozido100 g770 mcg136 calorias
Fígado de peru cozido100 g666 mcg139 calorias
Levedo de cerveja16 g626 mcg55 calorias
Fígado de boi cozido100 g220 mcg160 calorias
Lentilhas99 g179 mcg108 calorias
Quiabo cozido92 g134 mcg35 calorias
Feijão-preto cozido86 g128 mcg100 calorias
Espinafre cozido95 g103 mcg17 calorias
Soja verde cozida90 g100 mcg144 calorias
Macarrão cozido140 g98 mcg141 calorias
A ingestão recomendada de ácido fólico para adultos saudáveis é de 400 mcg por dia, e para gestantes, é de 600 mcg por dia.

Onde encontrar o ácido fólico

Além de naturalmente presente nos alimentos, o ácido fólico pode ser encontrado facilmente nas farmácias em forma de suplemento medicamentoso em comprimido, solução ou gotas.
Além disso alguns alimentos também podem ser enriquecidos com ácido fólico e assim se encontrar mais quantidade de ácido fólico em alimentos como aveia, arroz, pão ou macarrão assim como aqueles que usem farinha de trigo enriquecida como tortilhas de trigo, biscoitos doces e de água e sal.

Valores de referência de ácido fólico no sangue

Os valores de referência do ácido fólico no sangue encontram-se entre 55 e 1.100 ng/mL.
Para saber a quantidade de ácido fólico no organismo se faz um exame de sangue e quando os valores estão abaixo de 55 ng/ mL o indivíduo pode ter anemia megaloblástica e hemolítica, desnutrição, doença hepática alcoólica, hipertiroidismo, deficiência da vitamina C, câncer, febre ou então no caso de mulheres, pode estar grávida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário