Os alimentos termogênicos, como pimenta e gengibre, devem ser consumidos diariamente para emagrecer, tendo esse esse efeito potencializado principalmente quando consumidos dentro de uma rotina de vida saudável, com alimentação balanceada e prática frequente de atividade física.
Os alimentos termogênicos têm a propriedade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, o que faz o corpo gastar mais energia e queimar gorduras.
Lista de alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos são:
- Canela: adicionar canela em frutas, no leite ou consumir na forma de chá;
- Gengibre: adicionar raspas de gengibre na salada, em sucos ou tomar o seu chá;
- Pimenta vermelha: temperar carnes, sopas e cozidos;
- Café: consumir de 4 a 5 xícaras de 150 ml por dia;
- Chá verde: consumir 4 xícaras por dia;
- Chá de hibisco: consumir 3 xícaras por dia;
- Vinagre de maçã: utilizar para temperar carnes e saladas;
- Água gelada: beber cerca de 30 - 40 mg/Kg de Peso Ideal de água por dia.
É importante lembrar que o chá verde deve ser consumido entre as refeições, pois pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais no intestino. Além disso, deve-se evitar consumir esses alimentos à noite, pois podem causar insônia. O mesmo se dá com o café, que não permite a absorção de cálcio e também causa insônia, se consumido após às 15 hs.
Benefícios dos termogênicos
Além de ajudarem na perda de peso e queima de gordura, os termogênicos também trazem os seguintes benefícios para o organismo:
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Prevenir câncer de cólon e de ovário;
- Auxiliar no tratamento de gripes;
- Estimular a digestão;
- Eliminar os gases.
Além dos alimentos, também pode-se consumir termogênicos em cápsulas para ajudar no emagrecimento, mas somente se não conseguirmos ingerir diariamente os alimentos termogênicos ou por indicação de um médico ou nutricionista.
Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo excessivo de alimentos termogênicos pode causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Além disso, em casos de insônia, problemas cardíacos, doenças na tireoide, mulheres grávidas e crianças até 4 anos de idade, devem evitar consumir esses alimentos ou consumir em pequenas quantidades, de acordo com orientação médica ou nutricionista, nunca utilizando-os para emagrecer, nos casos citados acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário