Vamos a algumas dicas para evitar a obesidade. Em seguida entraremos em detalhes em três dos itens.
- Na hora de comer monte um prato bem colorido;
- Evite as dietas da moda, principalmente as restritivas;
- Não se sabote, por exemplo, deixando as regras de lado; disciplina é a base de qualquer dieta;
- Faça atividade física;
- Adquira o hábito de fazer coisas ao ar livre;
- Reduza ou corte o consumo de bebidas alcoólicas;
- Faça o que gosta, pois a depressão anda junto da obesidade;
- Tenha sempre muitos amigos por perto;
- Coma alimentos integrais e insira fibras em sua dieta (grão de chia, farinha de linhaça, farelo de trigo, aveia em flocos prensada, amaranto, quinoa, farinha de maracujá, farinha de berinjela, farinha de banana verde ou psyllium)
- Consulte um nutricionista periodicamente.
Estas medidas são simples e podem parecer que não fazem muita diferença, porém, acredite, elas fazem. O fato de ter um amigo por perto, por exemplo, eleva a autoestima e distrai a cabeça, além disto, está comprovado que a obesidade é relacionada à ansiedade e à depressão (procurar um psicólogo, também auxilia).
Comer bem é muito fácil e não exige tanto esforço como muita gente pensa. Por exemplo, caso você vá comer um arroz, feijão e carne, coloque alguns legumes misturados ao arroz para que o prato fique mais bonito e acrescente também as fibras citadas acima.
As saladas são excelente aliadas. No entanto, tome cuidado com os molhos. Para quem está querendo emagrecer evite até mesmo o azeite, saudável, mas extremamente calórico. Experimente temperar a salada com mostarda e vinagre, por exemplo, fica uma delícia e as calorias são quase zero. Legumes e verduras são também itens fundamentais em todas as refeições. Para quem acha o gosto ruim, misture no arroz ou no macarrão. Nem dá para sentir o gosto, somente a diferença na cintura.
A mastigação mais lenta (até 20-30 min, depois de ter iniciado a refeição), dá mais saciedade, portanto, permite-nos comer uma menor quantidade de alimentos, controlando o peso.
Os horários das refeições mantém o metabolismo (ritmo de funcionamento do organismo) em equilíbrio: 6 refeições diárias, com quantidades moderadas e qualidade de alimentos, entre no mínimo, 2 hs 30 min à 3 hs no máximo. Uma atitude que mantém nosso corpo com um peso equilibrado e saudável.
Não tem segredo para evitar a obesidade. É aprender a comer bem, com qualidade e quantidades adequadas para cada um de nós e colocar o corpo para movimentar. Ao fazer isto dá pra se sentir mais vivo, e a diferença é muito perceptível. Entretanto, vale a pena lembrar: antes de dar início a qualquer uma destas medidas, consulte um profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário